sexta-feira, 22 de agosto de 2014

DICAS QUENTES DE FOTOGRAFIA

COMO FOTOGRAFAR MELHOR.



1) Segure a câmera com firmeza.


2) Aproxime do assunto, busque ângulos diferenciados, preencha um terço ou mais da área da foto com o assunto que você escolher para fotografar.


3) Mantenha as pessoas entretidas, evite fotos posadas, procure espontaneidade.


4) Escolha o fundo ou busque neutralidades, para não tirar o foco do assunto principal.


5) Busque um cenário, estude a cena de sua foto, mas não deixe que sofra interferências no primeiro plano ou assunto principal.


6) Observe a luz, a iluminação natural tem uma influência decisiva em sua foto. Estude a luz antes de clicar, verifique a direção da luz e veja como ela afeta no resultado.


7) Congele a ação, o movimento, mas para isso pressione o botão disparador um pouquinho antes do ponto culminante do movimento.


8) Capture sentimentos.


9) Mantenha sua câmera sempre limpa, e nunca guarde por muito tempo seu filme dentro da câmera.


10) Faça experiências com filmes rápidos, fuja dos convencionais ISO 100, 200, use filme preto e branco, coloridos de ISO 800, 1600, 3200 (ambientes fechados e escuros, sem uso da luz do flash.)


11) Use flash mesmo ao ar livre, pois ele elimina sombras indesejadas, mas busque a luz diurna ou a luz ambiente, tenha sempre o sol atrás de você, a não ser que você queira uma contra-luz, uma silhueta.


12) Use pilhas sempre novas e alcalinas, flash consome muita energia e isso afeta no resultado, quando pilha está enfraquecida (fotos escuras, ou use filmes rápidos (ISO 400, 800).


13) Busque novas composições, planos ou enquadramentos, sempre deixando uma margem de segurança ao redor do assunto para evitar cortes desnecessários na imagem. Faça composições horizontais, verticais, mas abuse de outros ângulos.


14) Obedeça a distancia mínima do seu equipamento e faça testes até você encontrar o seu estilo pessoal.

Tem mais dicas, porém, impossível de relatar todas aqui, mas fica registrada a idéia; nunca bata a foto, faça a foto, você é o criador, o artista que faz a foto. Ao visualizar um assunto através do visor da câmera e obedecendo algumas dicas acima, você pode transforma uma foto numa obra de arte. Faça de sua foto, uma imagem que conte por si só sua própria história.



Finalizando, e expondo minha opinião sobre o assunto tratado a qual amo de paixão fica uma frase que me espelho muito em minha performance como fotografo e pesquisador de imagens:






“.... minha melhor foto sempre foi e será a que eu nunca fiz.”


Marcos Rosa


Professor de fotografia, arte-educador e músico

2 comentários: