domingo, 24 de abril de 2011

DEUSES DA MITOLOGIA para o MMO


Afrodite, Apolo, Eros, Baco, Dionísio, Zeus, Midas, Ártemis, Narciso, etc...

Afrodite- deusa grega do amor, da beleza e da fertilidade, identificada posteriormente, com a deusa romana Vênus. O seu culto foi importado do Oeste da Ásia, muito provavelmente da Ilha de Chipre.

Apolo- filho de Zeus e da titã Leto. Estava relacionado a medicina, música, poesia e a profecia, além de ser o protetor dos rebanhos era também o deus da agricultura, do gado, da luz e da verdade.

Eros- deus grego do amor, também conhecido como cupido(amor em latim), era filho de Afrodite e seu companheiro constante. Apesar de sua excepcional beleza, seu culto tinha modesta importância. Com seu arco ele disparava flechas de amor nos corações dos deus e dos humanos.

Baco- foi o 13º. deus do Olimpo. Na Grécia ele tinha o nome de Dionísio e, quando foi adotado pelos romanos, recebeu o nome de Baco. Os antigos pretendiam com o culto a Baco que ele propiciasse uma boa colheita de uvas que daria uma boa safra de vinhos. Nas festas era servida uma grande quantidade de vinhos entre homens e mulheres e eles bebiam e ficavam bastante alegres e desinibidos. As roupas acabavam sendo aos poucos deixadas de lado juntamente com as inibições dando lugar à uma completa satisfação de todos os desejos.

Dionísio- deus do vinho, da alegria e da vegetação, que mostrou aos mortais como cultivar as videiras e fazer vinho. Foi identificado junto aos romanos como Baco. Filho de Zeus, Dionísio e caracterizado como o deus da vegetação – especificamente das arvores frutíferas – ele frequentemente é representado em vasos bebendo em um chifre e com ramos de videira e também é caracterizado como uma alegre divindade cujos mistérios inspiram a adoração ao êxtase e o culto às orgias.

Zeus- deus do céu e regente dos deuses do Olimpo. Zeus corresponde ao deus Júpiter romano. A imagem de Zeus era representada na escultura como a figura de um rei barbado.

Narciso- a lenda de Narciso, surgida da superstição grega sendo a qual contemplou a sua própria imagem refletida num espelho d’agua se apaixonou pela sua própria imagem e ao contempla-la atirou-se ao rio sendo consumido,  transformando-se numa flor. No dia de seu nascimento, um adivinho vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a sua própria imagem. Na psiquiatria particularmente na psicanálise, o termo narcisismo designa a condição mórbida do individuo que tem interesse exagerado pela sua própria pessoa.

Midas- outro deus grego, que obteve de Dionisio virtude de transformar em ouro tudo em que tocasse. Daí por diante, até seu alimento se convertia no precioso metal, tocava em arvores, animais, frutas e maravilhado, via que tudo se transformava em ouro. Pouco tempo depois ficou desesperado e suplicou a Dionísio que o livrasse daquela maldição. Dionísio então ordenou que Midas fosse até o rio e lavasse a cabeça na nascente; assim ficaria livre do encanto.

Ártemis- deusa grega da caça, dos bosques e dos animais selvagens. Provavelmente, foi uma deusa caçadora de origem pré-helênica. Irmã gêmea de Apolo, foi considerada a amiga e protetora das mulheres, especialmente as jovens.

13 comentários:

  1. nome: fabriccio 1°b
    muito legal principalmente diz o que era a função de cada deus, mostrando o que eles representarão na Grécia antiga.

    ResponderExcluir
  2. Nome:bruno carlos gomes grandinetti 1ºA manhã

    meu comentario sobre a pascoa solidaria é :

    Eu não pude ir mais eu garanto que deve ter sido muito bom e que muitas pessoas que foram deve ter gostado muito mais devem ter voltados muito pensativos e preocupado da proxima vez eu irei.

    ResponderExcluir
  3. Nome:Gabriela Novaes Norkevicius N° 43 Série: 1°A
    Páscoa Solidária : Eu não pude ir na páscoa solidária porque eu estava doente mais queria muito ir mais infelizmente não deu pra mim ir minha colega de sala foi e disse que foi muito legal que as crianças ficaram muito feliz E da proxima vez eu quero ir.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Carla Thaynara Ferreira N° 42 Série: 1°A
    Páscoa Solidária : A páscoa solidária deveria acontecer por todas as pessoas que tiver condições pra fazer ir nas creches,orfanatos,asilo, hospital com crianças e pessoas que precisam de carinho amor compaixão, e o Mario marques fez a páscoa solidária e eu não pude participa queria muito ir mais não deu dessa vez mais da proxima vez que tiver eu vo concerteza porque eu acho lindo ser solidário com as pessoas que precisam pessoas que as familias as vezes não deu o que precisa e nos com nosso amor carinho faz uma data especial pra essa pessoa Eu acho lindo pessoas solidárias.

    ResponderExcluir
  5. Nome:Vinícius Freitas 1°C manhã.

    eu não pude ir mais deve ter sido muito legal para as pessoas que foram e colaboram em ajudar as crianças que precisam e da proxima vez quero ter a oportunidade de ir.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Ana Caroline N°41 1°A

    Páscoa Solidária:Eu não pude ir na pascoa solidaria mais vi as fotos e pelo o que falaram foi muito legal ter ajudado e visto de pertinho a alegria das crianças , na proxima vez pode ter certeza que irei .. achei muito bacana os alunos terem se reunido para uma causa tão legal e importante como essa o Mario Marques esta de Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Nome: Fidel El Fodón N° 10 1°A

    Páscoa solidária:

    Bom a páscoa solidária, foi uma experiencia muito boa para mim, eu fui para o instituto Mater dei, onde se encontra pessoas mais velha com algumas doenças mentais ou físicas, foi totalmente diferente do que eu esperava, a maioria das pessoas de la são muito agitadas, claro que tinha uns e outros que ficavam no canto sem ninguem, mas tinha muitas pessoas realmente agitadas e cheias de energia, no começo eu estava entregando bombons e tinha umas pessoas que estavam com as mãos cheias e faziam questão de pergar mais eu dei muita risada com isso, teve tambem a hora em que se juntaram na sala e começamos a dançar, só de eu ver os sorrisos das pessoas naquele momento eu fiquei muito feliz, foi uma coisa marcante e com certeza ano que vem eu farei questão de ir de novo, ate porque simpatizei com algumas pessoas de la, apesar de que no começo ninguem quis me comprimentar kkkkk.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Thais Santana Nº 36 1ºC
    Páscoa Solidária: infelizmente não pude ir, mais ao ver as fotos, ouvir o que disseram, me despertou uma grande vontade de ir, quem sabe dá próxima não é? ver de bem perto a felicidade pelo ar saindo daquelas crianças, que merecem essa pura alegria todos os dias de suas vidas, é posso dizer que tenho orgulho dessa escola, parabéns escola Mário Marques de Oliveira, muito lindo o gesto de vocês a cada ano que passa, parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Bruna agnello N°03 1°A

    Páscoa Solidaria: Achei lindo o trabalho da páscoa solidaria , infelizmente não pude ir , mais me disseram que foi incrivel foi tão gratificante ver as crianças felizes , as fotos ficaram lindas tambem fiquei admirada com o trabalho dos alunos e professores , tenho orgulho de ser aluna do Mario Marques , dá proxima vez concerteza irei .

    ResponderExcluir
  10. Evelyn Ribeiro Pereira n°16 1°B, A páscoa solidaria foi perfeita me diverti muito no mart day ,amei da um pouco de atenção aquelas pessoas isso é uma coisa que vou guardar pra sempre em mim foi uma sensação unica que foi sentiu,amei isso que vcs fazem todo ano fiquei muito orgulhosa encho minha boca pra falar do mario marques e das coisas boas que eles fazem!Parabéns *-------*

    ResponderExcluir
  11. Guilherme Gomes 1ºD
    achei mais interessante Midas,pois no mundo em que vivemos pessoas que só pensam em dinheiro daria de tudo para conseguir a maldição que foi concebida.

    ResponderExcluir
  12. Joana Rosa Angelo ------- 1ºD

    Eros era o Deus do amor ..
    Conhecido também como Cupido

    .. Aliás eu ando precisando de um :/

    ResponderExcluir
  13. Daniela Pires Soares n°:10; 1°D
    Eu gostei mto de Apolo eu me identifiquei bastante com ele.!
    A história de Narciso é bem interessante..conheço mta gente narcisista...
    hsuahus'

    ResponderExcluir