segunda-feira, 11 de abril de 2011

FILTROS FOTOGRÁFICOS

Um filtro fotográfico é um acessório de câmera fotográfica ou de vídeo que possibilita o manejo de cores e/ou a obtenção de efeitos de luz pela sua inserção no caminho ótico da imagem.http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_fotogr%C3%A1fico.

Finalidade dos filtros
A finalidade básica dos filtros fotográficos é a de filtrar a luz adequando-a às características do filme ou sensor de imagem.
Algumas poucas situações exigem o emprego do filtro.
fotografia a altas altitudes (dois mil metros ou mais);
fotografia à sombra tirada ao meio-dia;
fotografia à contra-luz com sol baixo;
presença de reflexos indesejáveis (na superfície da água, de uma vitrine).
A presença de luz mista às vezes é inevitável ou até mesmo necessária. Nesta situação os estúdios fotográficos, ou de cinema e TV fazem uso de filtros de gelatina em folhas para aplicar, não na direção da câmera, mas na direção da fonte de luz, como em janelas e refletores de luz.[2]
Para fotógrafos exigentes, o efeito de um filtro varia de conforme a objetiva utilizada, ou de acordo com o modelo da câmera, no caso de câmeras compactas. Além disso, nem sempre o emprego do filtro leva a resultados sensivelmente melhores, sendo necessário tirar uma foto com filtro e outra sem filtro para notar a diferença.
Tanto para fotógrafos profissionais como para amadores exigentes, o filtro fotográfico é considerado útil para proteção do equipamento, evitando danos à lente da objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário