terça-feira, 27 de setembro de 2011

DIAFRAGMA e OBTURADOR



Quase tudo na fotografia se resume a quantidade de luz. Existe dois modos de regular essa quantidade de luz; um é abrir ou fechar o diafragma e aumentar ou diminuir a velocidade do obturador. E já que existem duas formas de fazer a mesma coisa, então há uma relação entre esses recursos.

Quando abrimos o diafragma, deixamos entrar mais luz. Se a velocidade do obturador estiver baixa, entrará mais luz ainda, isso provavelmente tornaria a foto muito clara(super-exposta). Se o Diafragma estiver fechado e a velocidade muito alta teremos o oposto e nossa foto ficará muito escura(sub-exposta). Então, se abrirmos o diafragma, teremos que aumentar a velocidade do obturador e vice-versa.






Porém, não é tão simples assim. Cada elemento tem funções secundárias individuais. Por exemplo, diminuir o tempo de exposição pelo obturador significa maior velocidade, o que pode ser essencial em alguns casos, como congelar um pássaro em pleno voo, capturar um carro em alta velocidade sem deixar rastro e por aí vai. E o oposto também vale, as vezes queremos menor velocidade para, em vez de congelar o pássaro, pegar o rastro do bater de asas.

O diafragma também tem seus recursos. Se abrirmos todo o diafragma teremos uma menor Distância Focal, ou seja, na hora de bater a foto escolheremos focar no primeiro plano ou no segundo. E quando focamos em um, desfocamos o outro (muito utilizado para retratos, detalhes, macros etc). Já com o diafragma totalmente fechado a distancia focal aumenta e, dependendo da distância entre os planos, poderemos colocar o primeiro e o segundo plano em foco (utilizado para paisagens, foto a distância etc).


Então devemos avaliar o que realmente importa no momento, se é a velocidade ou a distância focal, pois ao ajustar um teremos que ajustar o outro. Se abrirmos o diafragma para ter menos D.F. teremos que diminuir o tempo de exposição para obtermos uma boa luz. Se aumentarmos o tempo de exposição para captar movimento, teremos que fechar o diafragma para que a luz continue controlado

É uma relação inversa: Diminuiu o tempo de exposição, aumente o diafragma. Aumentou o tempo de exposição, diminua o diafragma.

fonte:
http://www.tecmundo.com.br/8354-fotografia-diafragma-e-obturador-os-olhos-da-camera.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário