quinta-feira, 21 de abril de 2011

INCLUSÃO? Me inclua nessa.

As pessoas precisam entender que as crianças com necessidades especiais não estão doentes. Elas não procuram uma cura, apenas aceitação. Esta é a semana da educação especial. Noventa e três por cento das pessoas não vão copiar e colar este texto. Que tal fazer parte dos sete por cento e deixá-lo no seu mural por, pelo menos, uma hora?...


A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizados pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação - e assim diz a Constituição !
Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte. A trajetória escolar não pode ser comparada a um rio perigoso e ameaçador, em cujas águas os alunos podem afundar. Mas há sistemas organizacionais de ensino que tornam esse percurso muito difícil de ser vencido, uma verdadeira competição entre a correnteza do rio e a força dos que querem se manter no seu curso principal.Um desses sistemas, que muito apropriadamente se denomina "de cascata", prevê a exclusão de algumas crianças, que têm déficits temporários ou permanentes e em função dos quais apresentam dificuldades para aprender.
Esse sistema contrapõe-se à melhoria do ensino nas escolas, pois mantém ativo, o ensino especial, que atende aos alunos que caíram na cascata, por não conseguirem corresponder às exigências e expectativas da escola regular.




13 comentários:

  1. Nome: Anna Beatriz C.A.Lopes nº:04 1°B

    Olá Professor...
    Gostei bastante dessa postagem, com ela mostramos que todos somos seres humanos, não importa a aparência, o que importa é que devemos tratar todos igualmente e sem diferenças !!!

    ResponderExcluir
  2. Nome: Nathalia Rodrigues Silva n° 31 1° C

    Oi Professor,
    gostei bastante do texto, e também acho que devemos incluir pessoas com algum tipo de deficiência não só na escola mais em qualquer lugar, pois eles são seres humanos assim como nós, com alguma deficiência apenas, o que não os impede de ter uma vida normal também!

    ResponderExcluir
  3. Nome: Isabel Luiza nº 20 1º B
    Oi professor, eu acho que as pessoas que tem deficiência tanto física quanto mental tem muita possibilidade de fazer parte de uma sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor.. ;]
    Adorei Essa sua Postagem, pois todos nós nao devemos olhar para aparencia nem por suas deficiencias fisicas Infelizmente muitos nao fazem isso e julgam o livro pela capa nao devemos julga-los pois Fazem Parte dessa sociedade tambem!! =D

    Nome: Alexandre Sacharo Filho nº1 1ºA

    ResponderExcluir
  5. nome:larissa n°22 1°B

    acho q todos somos iguais independente de tudo! só porque uma pessoa é deficiente nao quer dizer que ela nao pode participar de tudo !

    ResponderExcluir
  6. nome:Victor Destro n: 37 1 Ano A

    Na minha opinião professor, todos os cidadãos teriam que possuir os mesmos direitos, mas na nossa sociedade hoje em dia nem tudo é o que deveria ser. Pois acho que a sociedade não está 100% preparada para atender á todos nós, onde acaba acontecendo a EXCLUSÃO.

    ResponderExcluir
  7. Nome: Ana Raíssa da Costa Ayres nº: 03 1ºB

    Oi professor, achei o texto bastante interessante e gostei da iniciativa. Também acho que as pessoas com algum tipo de deficiência devem ser incluídas na sociedade, elas não tem culpa disso e merecem uma vida comum. As escolas também deveriam receber alunos assim, já vi casos de escolas dizerem que não há mais vagas só para o deficiente procurar outro local de estudo. Pessoas especiais devem ter os mesmos direitos que nós!

    ResponderExcluir
  8. Nome: Nicoly Calcagniti Santana nº 32 1ºC

    O texto é bem interessante, elas deveriam ser aceitas na sociedade, elas são seres humanos como nós, e o que nos une são as diferenças.

    ResponderExcluir
  9. Nome: Andressa Rodrigues Burjato nº3 1ºC



    Na minha opinião é uma iniciativa muito importante, pois é pq a pessoa é deficiente ke ela vai ter uma vida normal

    ResponderExcluir
  10. Nome: Andressa Rodrigues Burjato nº3 1ºC

    Oi profº, eu escrevi meu comentário errado esse é o certo, Na minha opinião é uma iniciativa muito importante, pois NÃO é pq a pessoa é deficiente ke ela NÃO vai ter uma vida normal

    ResponderExcluir
  11. Nome: Bianca Henrique Dos Anjos nº5 1ºC

    Oi profº, eu gostei bastante dessa iniciativa do texto, pois a deficiência é só um detalhe visual para a vida de alguém, pois por dentro todos somos seres humanos iguais, temos direitos iguais.A doença não impede ninguém de ter uma vida normal.

    ResponderExcluir
  12. Nome: Gisele N. da Silva n° 17 1°C

    A sociedade devia aceitar melhor pessoas com deficiência, porque elas não são animais e nem estão com alguma doença contagiosa. O que mas estraga no mundo é esse preconceito escroto.

    ResponderExcluir
  13. Muitas das crianças com deficiência tentam se enturmar, mais muitas vezes não consegue devido o preconceito que as pessoas têm desde criança, com isso as crianças com deficiência se sentem excluídas na escola.
    Desde já devemos deixar o preconceito de lado e tratar as pessoas com deficiência seja ela qual for de forma igual perante todos.
    Obrigado professor por abri esse espaço no seu Blog para nos mostra um pouco mais que devemos incluir as pessoas com deficiência na escola e principalmente na sociedade tratando todos da mesma forma, sem nenhum preconceito, pois no mundo que estamos hoje “Ser diferente é ser normal”.

    Nome : Cibele Lopes Ribeiro N° 12 1°B

    ResponderExcluir