domingo, 2 de abril de 2017

ARTE EGÍPCIA e ARTE GREGA - texto para copiar 3os. anos 2017

ARTE EGIPCIA.

Toda a produção do Egito antigo, apresenta um fortíssimo sentido de unidade e eternidade. Sua história, dividida por várias dinásticas, tem a figura do faraó como a espécie de um monarca divino, um deus com poderes sobre-humanos ilimitados.
As manifestações artísticas que se destacaram foram as construções de templos e túmulos e as famosas Pirâmides feitas em tijolos ou pedras. 
As pirâmides eram modelos de túmulos, mas destinavam-se aos faraós. As mais importantes do Egípcio, estão na planície de Gizé e recebem o nome dos faraós ali enterrados: KEOPS, QUEFREN, MIQUERINOS. 
Foram construídas pelos escravos e demoraram muitos anos para serem terminadas e tinham no seu interior, além da múmia do faraó, inúmeras esculturas, jóias e objetos de valor.

ARTE GREGA

È nesse período da história que surge o ideal de beleza, principio motor de toda a criação artística do homem. A arte e sua produção começam a ter equilíbrio, harmonia, ordem e proporção onde o homem era considerado o modelo, o padrão de beleza. Ele era retratado sem imperfeições, idealizado. Deste período nos ficou uma serie de elementos que continuam a influenciar a vida atual, como é o caso das Olimpíadas e da busca da beleza idealizada.

A arte grega é dividida em três períodos distintos: Arcaico, onde há um predomínio de linhas geométricas rígidas; na arquitetura surgem os primeiros templos: APOLO, DELFOS, OLIMPO, na escultura as peças representavam os modelos de anatomia e beleza, na pintura podia ser vista apenas nos vasos; o Clássico, marcado pela idealização da beleza e busca da perfeição formal, designado o período da maturidade, o encontro da técnica e o espírito criador. A cidade de ATENAS era a grande capital, o centro produtor da Arte; e o Helenístico, caracterizado pelas formas com aspectos exagerados da movimentação, onde se ressalta a qualidade expressiva dos elementos. 
É nesse período que acontece a fase de grande transformação do estilo grego que recebe influências de Roma na sua arquitetura. Embora a arte tenha destaque neste período, os seus artistas, pintores, escultores, não eram considerados, não eram bem vistos por se caracterizar como artes manuais. 
´

Neste período valorizava-se  apenas as produções que partiam da mente, do conhecimento, da abstração criativa. 

A educação era parte do desenvolvimento completo do homem e outro aspecto relevante na arte grega foi o desenvolvimento do teatro e suas mitologias (deuses) à partir de cerimônias em honra a Dionísio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário